No banner in farm
 
INÍCIO| ARTIGOS| EVENTOS | CURSOS | NEGÓCIOS| COMUNIDADES | TÉCNICOS | PACIENTES | SHOPPING

Cadastre-se Editorial Mapa do Site Quem Somos

Submarino

 Cadastre-se
Seja um membro do RADIOLOGY.COM.BR e receba notícias, eventos e muito mais em seu e-mail.

Nome:

E-mail:

Residente em Radiologia?
Sim
Não


 Shopping
TC de Alta Resolução do Pulmão
Técnicas Radiológicas

Radiologia: Perguntas e Respostas: o Pequeno Livro Verde
Radiologia Odontológica

Ultra-Sonografia em Obstetrícia e Ginecologia
Compêndio de Radiologia

Ultra-Sonografia em Obstretrícia e Ginecologia
Segredos em Radiologia

Ressonância Magnética em Ortopedia e Medicina Esportiva
Fundamentos de Radiologia

Fundamentos de Radiologia de Squire
Fundamentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

CVarredura em Ultra-Sonografia: Princípios e Protocolos
Paul & Juhl: Interpretação Radiológica


 Fale Conosco

Informações Gerais

Comercial

 
O Sucesso da Jornada Sul
 

Florianópolis ,a ilha encantada, foi palco de uma das mais bem sucedidas propostas de eventos realizadas nos setor de diagnóstico por imagem nos últimos tempos : a “I Jornada Sul de Radiologia e Diagnostico por Imagem”. Organizada pela Sociedade Catarinense de Radiologia , tendo os apoios decisivos do Colégio Brasileiro de Radiologia e das Sociedades de Radiologia do Paraná e do Rio Grande do Sul , o evento revestiu-se de sucesso tanto pela quantidade de participantes – ceca de 300 inscritos - como pela qualidade das palestras apresentadas. Os esforços no sentido de apresentar um temário variado e atual foram produtivos, com a presença de nomes de destaque da Radiologia Brasileira, um espaço de discussão excelente, uma feira comercial extensa com novidades em serviços e equipamentos, além de centenas de painéis esplhados pela sede a Associação Catarinense de Medicina.

Na verdade, a sede da ACM ,em alguns momentos, pareceu acnhada para receber tanta gente , o que foi suplantado pelo atendimento irrepreensível da equipe de apoio e pela hospitalidade e simpatias catarinenses, que acabou contagiando os participantes. A frente do evento o dr. Oscar Defonso , com uma equipe de Comissão Organizadora que demonstrou estar participando efetivamente do evento constituída pelas doutoras Marcela Brisighelli Schaefer , Telma Skuno , Maria de Fátima Farias Silva e drs. Luiz Cláudio da Cunha Serra e Ênio Rogacheski , dentre outros. Dr. Oscar Defonso declarou ser “um defensor inconteste da proposta do Colégio Brasileiro de Radiologia no sentido de agregar os eventos em blocos regionais”, o que sem dúvida sinergisa a participação dos públicos segmentados e possibilita maior apoio das empresas.

A proposta lançada em Londrina , na última Jornada Paranaense de Radiologia , pelo presidente do Colégio , Dr. Aldemir Humberto Soares , ainda não fora devidamente testada. Na medida em que esta foi uma das primeiras Jornadas Regionais realizada num centro onde as Jornadas Estaduais têm grande tradição, como é o caso das Jornadas Paranaense e Gaúcha , Santa Catarina demonstrou ser possível somar os esforços e organizar um grande evento – atingindo uma clientela maior e mais efetiva do que provavelmente as jornadas estaduais poderiam ter atingido.

Apesar da realização recente da Jornada Gaúcha “independente” , não houve prejuízo da Jornada SUL e muitos colegas radiologistas daquele estado se fizeram presentes, capitaneados pelo dr.Armando Abreu que apresentou palestra Trauma de Coluna Cervical , Tumors ósseos benignos e malignos. Também neste setor o destaque ficou por cont do Dr. Renato Sernik ,que apresentou “lesões Musculares” , “dor no quadril” e “sínfise púbica e musculatura adutora”. O dr. Ayrton Pastore , dentre varias palestras discorreu sobre “Gestação Ectópica :diagnóstico e tratamento” , “Transluscência Nucal: estado de arte” , “infertildiade feminina: papel do US”. Também tiveram destaque as palestras proferidas pelos drs. Ênio Rogacheski ,Jacob Szejnfeld, Nestor de Barros, Telma Sakuno , Arthur Soares de Souza , Antônio Soares de Souza ,Pedro Daltro , dentre outros.



Módulo Associativo é novidade

O Módulo associativo criado pela Comissão Organizadora teve relativo sucesso de público , contando com cerca de 40 participantes , e foi destaque também nesta Jornada SUL. A primeira palestra, sobre “PACS e Telemedicina”, proferida pelo dr. Omar Taha , despertou curiosidade e suscitou uma série de questões sobre o tema.
A questão da importação dos equipamentos discutida pela dra. Roseli Sestrem também foi alvo de discussões polêmicas, na medida em que a legislação vêm mudando neste sentido. Sucesso obteve a palestra da dra. Andréia Limongi Pasold Burigo que discutiu com bastante propriedade a questão da Estrutura Organizacional das Clínicas de Diagnóstico por Imagem , analisando aspectos trabalhistas – médicos sócios e funcionários.

Ao final , uma reunião coordenada pelo dr. Luiz Karpovas, ligado ao CBR , para discutir aspectos relacionados a ABCDI ( Associação Brasileira de Clínicas de Imagem ) e falar sobre a nova lista de procedimentos que está sendo lançada pela Associação Médica Brasileira (AMB).

O Dr. Luiz Karpovas elogiou publicamente a iniciativa da Comissão Organizadora em criar o “Módulo Associativo” e disse que seria importante se nos outros eventos do setor houvesse espaço assemelhado para discussão de temas tão importantes.

* Comente esta matéria.Envie um e-mail para radiology@radiology.com.br

 

© 2007 - Radiology.com.br