No banner in farm
 
INÍCIO| ARTIGOS| EVENTOS | CURSOS | NEGÓCIOS| COMUNIDADES | TÉCNICOS | PACIENTES | SHOPPING

Cadastre-se Editorial Mapa do Site Quem Somos

Submarino

 Cadastre-se
Seja um membro do RADIOLOGY.COM.BR e receba notícias, eventos e muito mais em seu e-mail.

Nome:

E-mail:

Residente em Radiologia?
Sim
Não


 Shopping
TC de Alta Resolução do Pulmão
Técnicas Radiológicas

Radiologia: Perguntas e Respostas: o Pequeno Livro Verde
Radiologia Odontológica

Ultra-Sonografia em Obstetrícia e Ginecologia
Compêndio de Radiologia

Ultra-Sonografia em Obstretrícia e Ginecologia
Segredos em Radiologia

Ressonância Magnética em Ortopedia e Medicina Esportiva
Fundamentos de Radiologia

Fundamentos de Radiologia de Squire
Fundamentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

CVarredura em Ultra-Sonografia: Princípios e Protocolos
Paul & Juhl: Interpretação Radiológica


 Fale Conosco

Informações Gerais

Comercial

 
Avaliação da perfusão miocárdica é tema de tese na FMUSP
 

O Dr. Estevan Vieira Cabeda submeteu-se a concurso para obtenção do titulo de Doutor em Ciências, no Departamento de Radiologia – Faculdade de Medicina da USP, com o trabalho intitulado, “Avaliação da perfusão miocárdico com estresse farmacológico no tomógrafo de 320 canais nos pacientes com bloqueio de ramo esquerdo em investigação de doença arterial coronariana”

O objetivo deste estudo, informa o autor, foi avaliar a acurácia diagnóstica da PMT em pacientes com bloqueio de ramo esquerdo (BRE) que estavam em pesquisa diagnóstica de doença arterial coronariana (DAC) e o valor adicional da PMT sobre a tomografia computadorizada com múltiplos detectores (ATC) usando tomógrafo com 320 detectores, e compará-los com a cintilografia de perfusão miocárdica (SPECT) para detecção de isquemia miocárdica com estenose coronariana significativa (estenose ≥ 70%), utilizando a angiografia coronariana quantitativa (QCA) e a angiografia coronariana pela tomografia computadorizada com múltiplos detectores como referências.

Foram estudados 42 pacientes, com idade média de 63 anos, sendo 67% mulheres. O estudo obteve a aprovação da comissão de ética e todos os pacientes assinaram consentimento informado.

Os resultados, segundo o Dr. Estevan Cabeda, apresentados em suas conclusões, mostraram que o uso do protocolo tomográfico de estresse é viável e possui boa acurácia para diagnóstico de DAC – Doença Arterial Coronariana em pacientes com BRE com resultados superiores ao SPECT. A combinação da PMT e ATC permitiu melhorar a acurácia diagnóstica da avaliação de obstrução coronariana significativa em pacientes com bloqueio do ramo esquerdo.

A banca examinadora foi constituída pelos seguintes professores: prof. José Parga Filho, como orientador; Roberto Caldeida Cury; José Claudio Meneguetti; Andréa Gomes Marinho Falcão e Gilberto Szarf.

InRad News OUT/NOV

 

© 2007 - Radiology.com.br