No banner in farm
 
INÍCIO| ARTIGOS| EVENTOS | CURSOS | NEGÓCIOS| COMUNIDADES | TÉCNICOS | PACIENTES | SHOPPING

Cadastre-se Editorial Mapa do Site Quem Somos

Submarino

 Cadastre-se
Seja um membro do RADIOLOGY.COM.BR e receba notícias, eventos e muito mais em seu e-mail.

Nome:

E-mail:

Residente em Radiologia?
Sim
Não


 Shopping
TC de Alta Resolução do Pulmão
Técnicas Radiológicas

Radiologia: Perguntas e Respostas: o Pequeno Livro Verde
Radiologia Odontológica

Ultra-Sonografia em Obstetrícia e Ginecologia
Compêndio de Radiologia

Ultra-Sonografia em Obstretrícia e Ginecologia
Segredos em Radiologia

Ressonância Magnética em Ortopedia e Medicina Esportiva
Fundamentos de Radiologia

Fundamentos de Radiologia de Squire
Fundamentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

CVarredura em Ultra-Sonografia: Princípios e Protocolos
Paul & Juhl: Interpretação Radiológica


 Fale Conosco

Informações Gerais

Comercial

 
Imagine 2014:tema central será Mama
 

O XII Encontro de Radiologia e Diagnóstico por Imagem será realizado dias 15 e 16 de março de 2014 e terá como um dos temas centrais Mama, coordenado pelos professores Nestor de Barros e Luciano Chala ao lado de toda a equipe do CEDIM (Centro de Diagnóstico por Imagem da Mama do InRad-HCFMUSP), além de uma variada programação multidisciplinar.

Dois palestrantes internacionais estão confirmados: a Dra. Elizabeth Morris, chefe do Serviço de Imaginologia Mamária do Sloan-Kettering Câncer Center, em Nova York, falando sobre RM, Mamografia e Tomossíntese e o Dr. Bruno Fornage, da Universidade do Texas, onde atua no MD Andersen Câncer Center, com temas de Ultrassom de Mama. Outros detalhes da programação, que terá um viés multidisciplinar, foram anunciados pelo Dr. Chala em entrevista ao InRad News, veículo da instituição:

“A programação será bem ampla no que diz respeito à escolha dos temas. Vamos incorporar, além dos palestrantes internacionais e da casa, especialistas de outras instituições importantes, para nos dar uma visão global”, conta. O evento terá os blocos de aula voltados à prática diária do radiologista, como, por exemplo, sobre como avaliar um nódulo mamário, sobre implantes, ou tratamentos de câncer de mama. “Vamos ter, ainda, um bloco focado em coisas mais atuais, como o de Ressonância, que vai contar com a Dra. Elizabeth Morris, trazendo informações sobre o novo BI-Rads por RM”, completa.

Novas tecnologias, como a tomossíntese, também farão parte do programa ao lado de estudos de casos, discussões e aulas sobre, por exemplo, como abordar nódulos mamários, calcificações e simetrias, problemas comuns para o radiologista em geral. “O médico que participar do curso vai se deparar com coisas que são muito úteis na prática clínica diária. São temas que a gente gostaria de ouvir a opinião dos palestrantes, e não só as opiniões que já estão expressas na literatura médica. “Nós procuramos trazer pessoas que possam contribuir com experiências somadas ao que a literatura nos mostra”, analisa o Dr. Chala.

A organização está idealizando um curso paralelo de biópsias mamárias com o Dr. Bruno Fornage, que será inteiramente prático. “Todas as apresentações do congresso vão ter, em maior ou menor grau, componentes de atualização para a prática clínica”, ressalta. Outra parte será inspirada em uma ação realizada na JPR com sucesso: um estudo de casos em que um patologista e um radiologista abordarão determinadas doenças para mostrar o que é importante para cada profissional e por que elas têm aquele aspecto.

“Outra coisa interessante é que nós vamos simular uma discussão clínica para demonstrar qual o papel do radiologista numa discussão multidisciplinar. Vamos chamar um mastologista, um radioterapeuta, um oncologista, um cirurgião plástico, um patologista e um radiologista, e ele será solicitado para diversos pontos no atendimento do paciente”, conta. Para ele, a razão de realizar um bloco como esse é que o radiologista atualmente está sendo vítima do seu próprio sucesso. “Com o excesso de exames, ele está se afastando um pouco da prática clínica, então, o que a gente queria era trazer os clínicos para que o radiologista pudesse ver como o laudo dele é julgado e avaliado”, completa.

O coordenador acredita que médicos de outras especialidade, fora da radiologia, inclusive estudantes e residentes, devem participar do Imagine, porque essa edição trará informações que serão úteis na prática diária.

Mantendo sua estrutura tradicional, em apenas dois dias, o IMAGINE 2014 vai focar em temas de grande interesse nas demais áreas de atuação, como Ultrassonografia em Medicina Interna, Musculoesquelético, temas de Cabeça e Pescoço, Neurorradiologia, Emergência, Intervenção, Densitometria, Medicina Nuclear, Cardio RM/TC, Pediatria e Torax, além dos cursos destinados a Técnicos, Tecnólogos, Biomédicos e Enfermagem em Radiologia.

A Comissão Organizadora, constituída pelo Prof. Giovanni Guido Cerri, Dra. Maria Cristina Chammas, Dra. Claudia da Costa Leite, Dra. Eloisa Santiago Gebrim e Dr. André Scatigno Neto, destaca que o temário terá demonstrações práticas e sessões interativas, visando possibilitar aos participantes um contato direto com temas da prática diária.

Desde já os interessados podem obter maiores informações junto com a Hybrida Consultoria, empresa organizadora: imagine@hybrida.com.br. A Agência será a Mello Faro.

fonte Inrad News n 82

 

© 2007 - Radiology.com.br