No banner in farm
 
INÍCIO| ARTIGOS| EVENTOS | CURSOS | NEGÓCIOS| COMUNIDADES | TÉCNICOS | PACIENTES | SHOPPING

Cadastre-se Editorial Mapa do Site Quem Somos

Submarino

 Cadastre-se
Seja um membro do RADIOLOGY.COM.BR e receba notícias, eventos e muito mais em seu e-mail.

Nome:

E-mail:

Residente em Radiologia?
Sim
Não


 Shopping
TC de Alta Resolução do Pulmão
Técnicas Radiológicas

Radiologia: Perguntas e Respostas: o Pequeno Livro Verde
Radiologia Odontológica

Ultra-Sonografia em Obstetrícia e Ginecologia
Compêndio de Radiologia

Ultra-Sonografia em Obstretrícia e Ginecologia
Segredos em Radiologia

Ressonância Magnética em Ortopedia e Medicina Esportiva
Fundamentos de Radiologia

Fundamentos de Radiologia de Squire
Fundamentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

CVarredura em Ultra-Sonografia: Princípios e Protocolos
Paul & Juhl: Interpretação Radiológica


 Fale Conosco

Informações Gerais

Comercial

 
O Sucesso do Terceiro Congresso de Medicina Fetal
 

A Fundação de Medicina Fetal Latinoamericana realizou em agosto o III Congresso em São Paulo, que contou com cerca de 300 participantes. A estrutura do evento foi inovadora no sentido de programar apresentações curtas, objetivas , multidisciplinares e com uma temática bastante atualizada.

“Marcadores do primeiro trimestre”, “marcadores do segundo trimestre” , “updates sobre aconselhamento genético na era pós-genômica” , “terapeutica fetal não invasiva” , “avaliação do colo, progesterona” , “pesário e sua importância na prevenção do parto pré termo”, “displasias esqueléticas” , “how to define and manage FGR and SGA” , “cell free DNA como utilizar”, “diagnóstico precoce de alterações cromossômicas no sangue materno” , “assessoramento genético” , “placenta prévia” , “pré-eclâmpsia” , “avaliação dos fatores angiogênicos e antioangiogênicos no prognóstico da gestação” , “pré-eclâmpsia e aspirina” , “fetal heart”, “arritmias cardíacas fetais” , “hérnia diafragmática” , “updates em RM fetal”, “diagnóstico e manejo da placenta acreta”, dentre outros.

Médicos especialistas oriundos de mais de 20 países proferiram aulas, palestras, conferências , teleconferências de alto nível, inclusive o Professor Kypros Nicolaides , diretor da Fetal Medicine Foundation de Londres, Reino Unido que ministrou uma aula de cerca de uma hora com o título “ New concepts on screening in the first trimester” e o Professor Thomaz Gollop que ministrou palestra sobre “Assessoramento genético no Brasil: o que falta?”. As palestras foram seguidas de debates com perguntas formuladas por uma ávida platéia , boa parte constituida de especialistas em Medicina Fetal.

Alguns detalhes diferenciaram este evento de outros do mesmo gênero como por exemplo, a dinâmica das aulas com cerca de 20 minutos. Desta forma, rapidamente trocava-se o tema , o palestrante, o material , sempre com enfoques e abordagens diferenciadas. É óbvio que alguns palestrantes têm mais didática, uma apresentação de casos melhor e isso acontece mesmo em eventos científicos.

O sucesso do evento deve ser creditado ao Professor Renato Ximenez de Campinas que é o coordenador da Fetal Medicine Foundation Latinoamericana e que vêm desenvolvendo este trabalho de forma independente das instituições tradicionais como sociedades de especialidades, empresas fabricantes de equipamentos, instituições universitárias , porém sem perder um viés acadêmico de alta qualidade o que dá grande credibilidade ao evento.

Alguns problemas técnicos nas transmissões das videoconferências além do espaço do coffe-break que se tornou pequeno para o grande numero de participantes não empanaram o brilho do III Congresso de Medicina Fetal que têm o trabalho em rede como fundamento da organização e estruturação do trabalho.

Omar Taha - médico , diretor do Radiology.com.br

(Omar Taha participou do evento a convite da organização)

 

© 2007 - Radiology.com.br