No banner in farm
 
INÍCIO| ARTIGOS| EVENTOS | CURSOS | NEGÓCIOS| COMUNIDADES | TÉCNICOS | PACIENTES | SHOPPING

Cadastre-se Editorial Mapa do Site Quem Somos

Submarino

 Cadastre-se
Seja um membro do RADIOLOGY.COM.BR e receba notícias, eventos e muito mais em seu e-mail.

Nome:

E-mail:

Residente em Radiologia?
Sim
Não


 Shopping
TC de Alta Resolução do Pulmão
Técnicas Radiológicas

Radiologia: Perguntas e Respostas: o Pequeno Livro Verde
Radiologia Odontológica

Ultra-Sonografia em Obstetrícia e Ginecologia
Compêndio de Radiologia

Ultra-Sonografia em Obstretrícia e Ginecologia
Segredos em Radiologia

Ressonância Magnética em Ortopedia e Medicina Esportiva
Fundamentos de Radiologia

Fundamentos de Radiologia de Squire
Fundamentos de Radiologia e Diagnóstico por Imagem

CVarredura em Ultra-Sonografia: Princípios e Protocolos
Paul & Juhl: Interpretação Radiológica


 Fale Conosco

Informações Gerais

Comercial

 
Estudo avalia tendão quadríceps e ligamento patelar de jogadores de futebol por US e RM
 

O Dr. Olger de Souza Tornin defendeu tese sobre a “Avaliação do tendão quadríceps e ligamento patelar pela ultrassonografia e ressonância magnética em jogadores de futebol assintomáticos” para a obtenção do título de Doutor em Ciências – Programa de Radiologia, no dia7 de fevereiro. A banca examinadora, presidida pelo Prof. Claudio Campi Fernandes, Marcello Henrique Nogueira Barbosa, Ricardo Pires de Souza e Roberto Guarniero.

O estudo tem o objetivo de avaliar, por meio da realização de exames de ultrassonografia e ressonância magnética, o tendão quadríceps e o ligamento patelar de jogadores de futebol assintomáticos e do grupo de controle. Foram avaliados, no total, 248 joelhos, dos quais 56 eram dos jogadores de futebol, e os outros 136 eram, principalmente, de universitários e funcionários do Hospital São João Batista de Criciúma, que não praticam atividades físicas de impacto. A ideia era identificar se há alterações de imagens ou lesões e determinar se estas sofrem influência de critérios como a dominância do chute, se é canhoto ou destro, posição em campo, idade do atleta e tempo de prática esportiva.

O autor constatou a presença de alterações de imagens ou de lesões em nove ligamentos patelares dos jogares de futebol, e apenas duas nos tendões de quadríceps, com concordância nos resultados dos dois exames, e nenhum caso de alteração no grupo de controle. Os achados revelaram, ainda, as tendências de dominância ao chute com o joelho afetado; alterações de imagens ou de lesões no mecanismo extensor do joelho direito, em comparação ao esquerdo; e de que os jogadores da defesa apresentaram maior alteração de imagens ou de lesões do que os atacantes e goleiros.

Fonte: InRad News FEV/MAR – Edição N° 80

 

© 2007 - Radiology.com.br